Desdobramento da Função Qualidade - QFD
BRUNA MARTINS DE FREITAS
LIRIELLY RUELA VITORUGO
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE (QFD)
VITÓRIA
2013
BRUNA MARTINS DE FREITAS
LIRIELLY RUELA VITORUGO
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE (QFD)
Monografia apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Produtos, Processos e Instalações Industriais.
Orientador: Gibson Reggiani
VITÓRIA
2013
Sumário
LISTA DE FIGURAS
RESUMO
Toda e qualquer empresa deve prestar um excelente produto/serviço ao cliente. A tomada de consciência por parte dos gestores de que o cliente é o foco da organização tem gerado grandes avanços e difundido cada vez mais as ferramentas do Sistema de Gestão da Qualidade. A excelência na qualidade dos produtos e serviços prestados muitas vezes é garantia de retenção do cliente, é necessário superar as expectativas daquele que é peça-chave das empresas. A proposta visa mostrar uma ferramenta eficaz que auxilia o planejamento da qualidade da empresa, o desdobramento da função qualidade (QFD). Este método de gestão transforma os dados obtidos através dos clientes em potenciais fontes de informação para obter ganhos significativos em qualidade e competitividade.
1. INTRODUÇÃO
Num ambiente em que os produtos e processos são constantemente renovados e modificados a qualidade dos mesmos está ficando cada vez mais importante para o cliente. Portanto, é essencial que se preze pela melhoria contínua e constante preocupação com o cliente para poder competir no mercado atual.
Com esse foco, este trabalho apresenta o uso do QFD (QualityFunction Deployment – Desdobramento da Função Qualidade), de forma a permitir a clara especificação de quais os desejos e necessidades dos consumidores ou clientes em potencial, e verificar