Extração de DNA das Frutas
EXTRAÇÃO DE DNA DAS FRUTAS
Sumário
Introdução................................................................................04
Objetivo....................................................................................05
Materiais...................................................................................06
Discussão e Resultados.........................................................06
Conclusão................................................................................08
Procedimentos........................................................................08
Referência Bibliográfica.........................................................12
INTRODUÇÃO
A molécula de DNA é composta por uma fita dupla de nucleotídeos. Existem quatro subunidades de nucleotídeos, e as duas cadeias unem-se através de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos.
As cadeias de nucleotídeos são formadas por uma pentose (açúcar de cinco carbonos) associada a um ou mais gruposfosfato e a uma base nitrogenada.
O DNA é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato. As quatro bases nitrogenadas contidas no DNA são:adenina, citosina, guanina e timina.
A cadeia possui duas extremidades, denominadas extremidade 3’ e extremidade 5’. A extremidade 3’ possui um hidroxil e a extremidade 5’, um fosfato.
As bases nitrogenadas estão no interior da hélice, ligadas por pontes de hidrogênio. As bases nitrogenadas citosina e timina são chamadas de Pirimidinas, e as bases adenina e guanina, chamadas de Purinas.
O DNA está presente em todas as células dos seres vivos e contém a informação necessárias para fornecer para milhões de processos para ocorrem constantemente numa célula.
Uma das razões de se trabalhar com frutas é que elas se prestam muito bem à extração de DNA, porque são muito macias e fáceis de homogeneizar.
As frutas escolhidas para a aula prática de extração de DNA