APLICAÇÃO DA FERRAMENTA - DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE (QFD)
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Engenharia de Produção
Alanna Melo
André Mendonça
Lívia Neri
Jéssica Abijaude
Priscilla Freire
APLICAÇÃO DA FERRAMENTA - DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE (QFD)
Trabalho a ser entregue ao professor Diego Fettermann a fim de representar uma das notas requeridas pela disciplina Projeto do Produto.
Ilhéus – Bahia
Junho – 2013
1. INTRODUÇÃO
Em geral, do momento em que surge a ideia da produção de um bem até que este chegue ao consumidor final, há diversas etapas as quais este deve passar dentro da gestão de seu projeto. O projeto informacional de produto é uma fase dentro da gestão de desenvolvimento de produtos de fundamental importância para a eficiente continuidade do projeto de produto. (ROCHA, 2012) De acordo com Rozenfeld (2006), o objetivo da fase de projeto informacional é, a partir das informações levantadas no planejamento e em outras fontes, desenvolver um conjunto de informações, o mais completo possível, chamado de especificações meta do produto.
Dentro deste contexto, conhecer e entender as necessidades dos possíveis clientes torna-se essencial para que a empresa seja capaz de coletar informações que levem a empresa a ter uma vantagem competitiva no mercado. Para isso, as organizações adotam ferramentas como o Desdobramento da Função da Qualidade (QFD) que é um método voltado para ouvir as exigências dos clientes e as traduzir em características mensuráveis, criando produtos e serviços que atendam as expectativas destes (Carnevalli et al, 2003). Ele pretende garantir a qualidade desde as fases iniciais do projeto.
Este trabalho consiste na aplicação do QFD na fase do Projeto Informacional do desenvolvimento de um Liquidificador.
2. METODOLOGIA
Para o desenvolvimento deste trabalho, após realização de pesquisas acerca dos conceitos sobre o QFD e suas aplicações e sobre características que compõe um liquidificador, identificou-se quais