QFD LUIZA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE
QFD
CARLA HERCULANI
MARIA EDUARDA
MARIANA
Barretos – SP
2015
CARLA HERCULANI
MARIA EDUARDA
MARIANA
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE
QFD
Trabalho dirigido de um estudo da ferramenta da qualidade QFD (Quality Function Deployment) realizado em grupo, como requisito parcial para a nota da disciplina de Qualidade para Engenharia.
Orientadora: Profa. Dra. Luiza Maria Pierini Machado
Barretos – SP
2015
RESUMO
Este trabalho trata do estudo de uma das mais famosas ferramentas da qualidade de todos os tempos, o QFD, ou mais conhecida como Desdobramento da Função da Qualidade. A aplicação do QFD traz ainda muitos benefícios, como redução no tempo e custo de desenvolvimento de produtos, maior eficiência nos processos de benchmarking, trabalho em equipes, desenvolvimento simultâneo e melhora na comunicação interdepartamental. Esse trabalho apresenta uma explicação conceitual do funcionamento do QFD e comentários sobre a implantação do método na empresa..
Palavras-chave: Ferramenta. Processos Produtivos. Eficiência. Satisfação dos Clientes.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 CONCEITOS 5
2.2 ETAPAS DO QFD 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Muito tem se falado sobre a importância para a empresa de focar o cliente e atender às suas necessidades, porém pouco se fez para mostrar como chegar a isso de forma eficiente. Empresas de porte mundial têm usado o Desdobramento da Função Qualidade - QFD (do inglês Quality Function Deploymen para atender aos seus clientes, com sucesso em vendas e market share.
O QFD foi criado na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.
A primeira indústria a aplicá-lo foi a Mitsubishi Heavy em 1972. Em 1983 o método