História da matemática
Carolina Marone Adamczyk
Prática do Módulo III
18/06/2012
RESUMO
A História da Matemática é apreciada como um instrumento que permite reflexões que podem conduzir o aluno a compreender a origem do raciocínio matemático através da investigação da compreensão dos acontecimentos que causaram as suas descobertas. O intuito de entender como nosso sistema numeração surgiu, originou o presente trabalho.
Palavras-chave: História da matemática. Sistemas numéricos.
1 INICIO DO PROCESSO DE CONTAGEM
Na pré-história, os homens tiravam da natureza o que precisavam para sua sobrevivência, por isso não tinham necessidade de contar. Essa necessidade surgiu quando o homem começou a se estabilizar e com o avanço das atividades humanas. Durante a História, diferentes civilizações se organizavam em grupos, cuidavam de seus animais, produziam e guardavam seus alimentos. Junto a essas atividades, foi desenvolvido um sentido de número por questão de sobrevivência. A partir daí, a realização desse trabalho apareceu do interesse de como o nosso sistema de numeração surgiu. Nesse trabalho será apresentada desde a pré-história ao primeiro conceito de número, qual a contribuição da civilização Inca para o sistema que atualmente conhecemos. A história dos números se confunde com a história da humanidade. Vários sistemas de numeração de diferentes civilizações foram criados com o desenvolvimento da escrita, de símbolos, e da necessidade de registrar suas contagens.
2 PRÉ-HISTÓRIA
Na pré-história o homem se defrontava com fundamentos essenciais como número, grandeza e forma, e notou-se que elas podiam estar confrontadas mais com os contrastes do que com afinidades. Por exemplo, a diferença entre um cachorro e muitos, a desigualdade de tamanho entre uma vaca e uma formiga e a dessemelhança entre a forma redonda da lua e a retilínea de uma árvore. Essas próprias diferenças pareciam