História da Embraer
RESUMO
Essa é uma análise detalhada dos efeitos que a privatização da Embraer trouxe à empresa, em todos os aspectos sensíveis à inovação, competitividade e participação no mercado aeronáutico. Em um país latino-americano como o Brasil, a questão da privatização de estatais sempre acalorou debates a favor e contra; principalmente no governo de Collor e Fernando Henrique Cardoso, onde ocorreram privatizações em maior número. Partindo das teorias econômicas Neoliberais, passando pelas privatizações de empresas estatais em geral, e por fim chegando à questão da privatização de empresas do setor aeronáutico no Brasil; a intenção é de medir até onde a iniciativa privada oferece benefícios ao desenvolvimento da Engenharia Aeronáutica, partindo das experiências observadas na Embraer. PALAVRAS-CHAVE: Neoliberalismo. Privatização. Embraer.
1. INTRODUÇÃO O estudo faz uma análise da história da Embraer desde a sua fundação, mostrando seu desenvolvimento como estatal, o processo de privatização com base no neoliberalismo e o pós privatização, nos dando uma resposta diferente das da maioria das empresas cedidas pelo governo brasileiro à iniciativa privada na década de 1990. Apresentar os processos atuais se faz necessário a uma comparação dos métodos e consequências de ontem e hoje.
* Alunos do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC-GO
2. NEOLIBERALISMO E PRIVATIZAÇÃO
“Privatização é o processo de venda de uma empresa ou instituição do setor público - que integra o patrimônio do Estado - para o setor privado, geralmente por meio de leilões públicos (AURÉLIO, 2005)”
O Neoliberalismo significa uma resposta à crise do capitalismo decorrente da expansão da intervenção do Estado. É um sistema econômico que prega uma intervenção mínima do estado na economia. As políticas neoliberais perseguidas ao final dos anos 70 e no começo dos 80 por parte dos governos nacionais dos países centrais constituem exatamente uma