DRUNKOREXIA
Nas últimas décadas, a busca pelo corpo “perfeito” e magro tem crescido bastante juntamente com o consumo abusivo de álcool. Pessoas com problemas emocionais de baixa autoestima procuram meios alternativos para alcançar esse “ideal”, além disso, o álcool anestesia emoções ruins. E assim, a anorexia e a bulimia tornam-se patologias comuns. As mulheres são as mais afetadas, pois são mais sensíveis ao álcool e geralmente, mais preocupadas com as cobranças sociais.
Michelle - A anorexia alcoólica, também conhecida como Drunkorexia (termo criado nos EUA) não é uma doença e sim um sintoma do alcoolismo. Se resume a perda de apetite provocada pelo consumo excessivo de álcool. É um tema controverso já que há duvidas se devemos considerar um transtorno alimentar especificamente, uma vez que a doença vem atingindo cada vez mais mulheres jovens, preocupadas com a imagem corporal – o que caracteriza a anorexia, ou se trata-se de uma deficiência metabólica consequente a uma dependência química em estágio avançado.
"A anorexia alcoólica na verdade não é uma anorexia. É apenas um sintoma de uma deficiência metabólica que o álcool causa. Por isso o alcoólatra já em um estado grave é um sujeito magro, só se alimenta de álcool, deixa de comer" explica a professora que também trabalha no Hospital Escola São Francisco de Assis, da UFRJ.
THOMAS: A anorexia nervosa atinge de 0,5 a 1% da população feminina e 90% dos casos de anorexia nervosa são encontrados em mulheres. A frequência da doença vem aumentando devido a importância que a mídia dá à magreza e consequentemente aos valores distorcidos incentivados pela sociedade. As mulheres jovens, à busca de um corpo perfeito como os das atrizes, modelos e cantoras, tendem a procurar formas de chegar ao aspecto físico desejado e a anorexia pode se manifestar neste momento. De acordo com o National Eating Disorders Association dos EUA, o alcoolismo tem sido cada vez mais associado aos distúrbios alimentares em jovens.
THOMAS: A