Historia embraer
A industria aeronáutica foi e tem sido uma atividade estratégica para as nações em função de ser um produto de alto valor agregado trazendo uma expressiva contribuição econômica -social.
Por outro lado alguns Países utilizam a aviação para trazer mais seguranca nas questões de seguranca militar.
É uma atividade bastante complexa onde poucos países tem o dominio do conhecimento tecnológico completo desde o projeto até a construção e suporte técnico.
Na década de 40 o governo brasileiro deu inicio a um projeto estratégico de longo prazo visando desenvolver uma capacitação de projeto e construção aeronáutica no pais.
O plano conhecido como Smith-Montenegro consistia na criação da escola de engenharia modelo e um instituto de pesquisa e desenvolvimento.
No ano de 1946 na cidade de Sao José dos Campos criou-se o CTA cento tecnológico de aeronáutica, hoje denominado DCTA departamento de ciência e tecnologia aeroespacial.
No ano de 1950 passou a abrigar o instituto tecnológico de aeronáutica ITA.
No ano de 1953 foi criado o instituto de pesquisa e desenvolvimento IPD
Dentre alguns programas experimentais teve um chamado avião turboelice de transporte de passageiros Bandeirante que no ano de 1965 foi batizado como programa IPD-6504 que acabou dando origens a EMBRAER.
A EMBRAER foi fundada em 19 de agosto de 1969 para fabricação em serie com suporte do governo brasileiro.
Após 6 anos de sua fundacao a EMBRAER começava a efetuar suas primeiras entregas no mercado internacional na versão civil do EMB 110
Bandeirante, aeronave que teve grande importância na implantação do moderno transporte aéreo regional em todo o mundo.
O segundo desenvolvimento da EMBRAER foi um planador de alto desempenho denominado EMB 400 Urupema, foi um fracasso tendo o ministério da aeronáutica se encarregado de doar os aviões para aeroclubes. O terceiro projeto do portfólio da EMBRAER foi o Ipanema, um pequeno
avião