História da Educação no Brasil
CAMPUS: João Uchoa DATA: 10/06/2013
Atividade Estruturada
História da Educação no Brasil
Título da Atividade Estruturada: História da Educação no Brasil
Licenciaturas:
1ª. Ação: Pesquisar as mais antigas escolas de ensino fundamental (segundo segmento ) e ou de ensino médio, sobretudo as mais antigas escolas do município, levantando a época e analisando o contexto histórico em que essas surgiram, a que segmentos sociais elas atendiam, quem eram os professores da respectiva disciplina, os primeiros manuais didáticos utilizados, a metodologia de ensino da disciplina . Além disso, podem ainda ser pesquisados os prédios escolares, sua arquitetura , sua adequação à atividade pedagógica.
Instituição escolhida: Colégio Cruzeiro
História:
O passado do Colégio Cruzeiro está intimamente ligado ao da colônia alemã do Rio de Janeiro. A partir de 1840, cerca de mil imigrantes por ano, em sua maioria artesãos, estabeleciam-se no Rio de Janeiro atraídos pelos incentivos à imigração. No início, muitos destes imigrantes lutavam com dificuldades, o que levou à fundação do Deutscher Hilfsverein (Sociedade de Beneficência Allemã), em 23 de fevereiro de 1844.
Ressentiam-se estes imigrantes das dificuldades em proporcionar uma educação adequada aos seus filhos. A igreja executava esta função, mas cada vez mais a sociedade recebia solicitações para ajudar no pagamento das mensalidades devidas. Por isso, em 18 de agosto de 1862, 75 dos 78 sócios reunidos em Assembleia da Sociedade decidiram fundar a sua própria escola.
Nascia, assim, a Deutsche Schule (Escola Alemã), o atual Colégio Cruzeiro, que já em 1º de setembro de 1862 iniciava suas atividades numa casa alugada na Rua dos Inválidos, 64 B.
Contava, então, com 32 alunos sob os cuidados do Sr. Friedrich von Hagen, antigo oficial da Prússia, e da Sra.