História da colômbia
Faculdade de Relações Internacionais
Bruno Nunes Viana
História da Colômbia
Porto Alegre
2013
2
Bruno Nunes Viana
História da Colômbia
Trabalho
Relações
apresentado
Internacionais
ao
curso do de
Centro
Universitário Ritter dos Reis – UniRitter, como requisito parcial à aprovação na disciplina de
Internacionais,
História
das
turma
PNA
Relações do semestre.
Professor(a): Silvia Regina Ferabolli
Porto Alegre
2013
2°
3
INTRODUÇÃO
Atualmente, tudo o que se sabe sobre o povo Chibcha, advêm de traduções orais, das histórias contadas pelos espanhóis e pelos arqueólogos. Como era um povo que não utilizava a pedra, poucos vestígios foram encontrados e na colonização quase tudo foi destruído.
Os Chibchas era uma civilização que vivia em Cundiboyacense e Boyacá (onde hoje se chama Bogotá), viviam basicamente da agricultura de subsistência e não pode se chamar de império Chibcha, pois, sua civilização, pelo que se encontra de informações, não se sobrepôs a nenhuma outra.
4
Os Chibchas ou Muiscas
Os Chibchas ou Muiscas ocupavam o que hoje é a República da Colômbia, habitvam um território pouco maior que a Suíça, cerca de 46.972 Km². O resto do país possuía outras diferentes tribos independentes e geralmente hostis umas com as outras.
O isolamento das tribos era o estado natural dessa civilização, pois não havia relação entre províncias distintas. Ainda hoje, descendentes ainda vivem em cidades como Bogotá, distrito Suba, e Bosa, e municípios vizinhos tais como, Cota, Chia e Sesquilé.
Os casamentos eram feitos, geralmente, entre pessoas da mesma tribo e os chefes possuíam o privilégio de terem várias esposas.
O nome “Muisca” foi designado pelos espanhóis que por muitas vezes ouviam repetir está palavra, que na língua desta civilização significa pessoa.
Os Muiscas se organizavam em confederações, em psihiqua , ou seja, chefes ou caciques, dentro de cada comunidade.