A inconfidencia mineira
Trabalho de recuperação, História
Patrick Waizer K. Senziali, Nº13
ProfªMarcia Cunha
16/07/2014
Introdução:
Vou falar sobre a inconfidência mineira, que foi um movimento contra com as opressões de Portugal sobre o Brasil e as leis abusivas dos portugueses.
Também vou falar sobre a independência do Haiti que foi um marco importante pra todos, pois foi o primeiro país a ficar independente.
Símon Bolivar também será citado, ele foi muito importante porque ele liderou a maioria dos grupos de independência da américa espanhola.
A independência da Colômbia, também um marco importante em que Simón Bolivar também participa para a independência da Colômbia.
O que foi a inconfidência mineira:
A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro.
No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de industrias fabris em território brasileiro.
Os grupos e suas reivindicações:
Os Inconfidentes:
O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira. A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país. Sobre a questão da escravidão, o grupo não possuía uma posição definida. Estes