inconfidencia mineira
Inconfidência mineira
A inconfidência mineira foi um movimento social da História do Brasil. Ela demonstrou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo no período colonial. Isso ocorreu em Minas Gerais no ano 1789, durante o ciclo do ouro.
A inconfidência mineira começou pela seguinte razão, estava na época de extração de ouro e o escravo deveria pagar aos portugueses o quinto (20%) do que ele consegui - se pegar, caso fosse pego escravos com ouro “ilegal”, ele teria que pagar duras penas, poderia até ser enviado para o território africano.
Como estava tendo muita exploração o ouro foi diminuindo, mas a cobrança não diminuiu, foi assim que Portugal criou a Derrama que funcionava da seguinte maneira: cada soldado deveria pagar 100 arrobas (1500 quilos) de ouro, caso isso não fosse feito, os portugueses invadiam suas casas e levavam seus pertences até completar a divida.
Tudo isso foi provocando o povo (principalmente os fazendeiros rurais e donos de minas), os membros da elite brasileira foram influenciados pela liberdade (que veio do iluminismo europeu), eles começaram a se reunir para encontrarem uma solução: a Independência do Brasil.
O grupo de Tiradentes queriam conquistar a liberdade definitiva e implantar um sistema de governo republicano em nosso país. Eles não possuíam uma posição definitiva, sobre a questão da escravidão. Estes inconfidentes formaram uma nova bandeira para nosso país, ela deveria conter um triângulo vermelho sobre um fundo branco com a inscrição: Libertas Quae Sera Tamen (liberdade ainda que tardia).
Eles marcaram a data do movimento estava muito bem, mas um dos inconfidentes: Joaquim Silvério dos Reis, contou aos portugueses sobre o movimento criado entre eles, em troca ele não precisaria pagar sua dividas. Todos foram presos, foram enviados para o Rio de Janeiro, alguns voltaram para África e outros ganharam uma pena de prissão.
Conjuração Baiana