Teoria Estrutura das palavras
Uma palavra é formada por unidades mínimas que possuem significado. A essas chamamos de elementos mórficos ou morfemas.
A palavra menininhos, por exemplo, é formada por quatro morfemas:
Menin inh o s Base do indica o grau indica o gênero indica o número significado diminutivo masculino plural
Os morfemas que constituem as palavras são os seguintes: radical, desinência, vogal temática, afixos, vogais e consoantes de ligação.
Radical: O radical é a parte fundamental da palavra, esse contém seu sentido básico, é comum a um grupo de palavras do idioma.
Exemplos: Pastel pasteleiro pastelaria
Desinência:Em Português, as desinências são de dois tipos:
Nominal: a desinência nominal indica o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural) dos substantivos, adjetivos e alguns pronomes.
Exemplo: noss-os, mania-s, absurd-as.
Verbal: a desinência verbal indica a pessoa (1ª, 2ª e 3ª), o número (singular/plural), o tempo e o modo (indicativo/subjuntivo/imperativo – presente/pretérito/futuro...).
Exemplo: cant – radical á – vogal temática sse – desinência que marca tempo imperfeito e modo subjuntivo mos – desinência que marca 1ª pessoa, número plural.
Vogal temática: É a vogal que torna possível a ligação entre o radical e a desinência.
Observe o verbo cantar:
Cant: radical
A: vogal temática
R: desinência de infinitivo.
A junção do radical cant- com a desinência –r no português é impossível, é a vogal temática “a” que torna possível essa ligação.
Vogais temáticas nominais: são –a, -e e –o, quando átonas (fracas) finais, como em escola, dente, livro, essas vogais ligam as desinências indicadoras de plural, como escolas, dentes, livros. Os nomes terminados em vogais tônicas