Independência da Colômbia
MOBUDUARAUSÁ
INDEPENDÊNCIA DA COLÔMBIA
QUATRO BARRAS
2013
COLÉGIO SESI QUATRO BARRAS
MOBUDUARAUSÁ
INDEPENDÊNCIA DA COLÔMBIA
Trabalho apresentado à disciplina de História, requerido pelo professor João.
QUATRO BARRAS
2013
INTRODUÇÃO
A independência da Colômbia começou como a maiorias das outras. A região onde a Colômbia estava era a Nova Granada, que também envolvia as atuais Venezuela, Equador e Panamá.
A primeira vitória da Colômbia vem quando Simón Bolivar se torna presidente.
COLÔMBIA
Antes de os espanhóis chegarem às Américas, essa região era habitada por índios e tribos e, os primeiros espanhóis a chegarem em terras colombianas foram Alonso de Ojeda e João da Cosa em 1499.
Por esta ser uma região rica em minerais, houve grande exploração e interesse por parte dos piratas, ingleses e franceses.
As práticas adotadas pelos europeus eram extremamente prejudiciais às colônias que, inspiradas pelo Iluminismo e a Revolução Francesa, buscaram a independência política.
Os movimentos de independência das colônias espanholas começaram com a rebelião de índios, negros e mestiços, porém, somente quando os criollos (descendentes de espanhóis nascido na América) começaram a liderar é que a independência realmente começou a acontecer.
Os criollos somente colaboraram para a independência pois queriam o direito de exercer cargos políticos por constituírem a elite da época e, em muitos casos, terem estudado na Europa; com a independência os criollos poderiam assumir o governo e aumentar seus lucros.
Somente em 1811, Simón Bolívar (militar e político) proclamou a independência da Nova Granada, porém, por causa dos espanhóis apresentarem resistência, houve a Batalha de Boyacá e, somente em 1819, foi criada a República da Colômbia com Simón proclamado presidente e, em 1821, a região passou a ser chamado de Grã-Colômbia.
Logo depois da