Halana Gregio
De um amontoado de narrativas difusas, o processo de pesquisa e investigação historiográfica passou a ser realizado através de métodos mais bem definidos, garantindo um caráter científico a essa área do conhecimento humano.
No âmbito da influência cultural dos povos que habitam o continente europeu, a História é dividida entre Pré-História e História. A primeira divisão refere-se ao período em que os seres humanos ainda não conheciam a escrita, o que leva a afirmar, nessa perspectiva, que a História só existe com a escrita.
Mas essa é uma visão criada pelos povos do continente europeu, já que existem outros povos que não desenvolveram a escrita, mas que tiveram história, de acordo com a definição exposta no início deste texto. As formas de narrar os eventos passados e as ações humanas para esses povos são feitas de forma oral, o que não quer dizer que não haja História.
Com o passar do tempo, novos objetos de estudo foram sendo incorporados ao estudo da história, ampliando e muito a área de atuação do historiador. Nesta seção de História do Brasil Escola, o leitor encontrará textos que contemplem, de forma geral, esses objetos de estudo da disciplina.
Por Tales Pinto
Mestre em História .......
...
..
.............
..................
.............................
.................................
A crise sul-americana
As FARC são uma guerrilha que durante um longo tempo desafiam a supremacia do poder governamental colombiano. Utilizando das armas, seqüestros e extorsão conseguiram criar um verdadeiro poder paralelo dentro da Colômbia. Ao longo de três décadas de guerra civil, as FARC controlaram cerca de 40% do território da Colômbia.
Muitos especialistas discutem qual a real motivação desse movimento que, em tese, reforça seu