História da Ciência
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ
GEOGRAFIA
MONIQUE HELLEN DE SOUZA SILVA
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
CAICÓ
AGOSTO/2014
MONIQUE HELLEN DE SOUZA SILVA
HISTÓRIA DA CIÊNCIA Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre a história da ciência, como exigência do componente curricular, metodologia de pesquisa em geografia, ministrado pela professora Sandra Priscila Alves. O trabalho faz um breve relato sobre o tema de maneira dinâmica, aborda um pouco dos diferentes métodos de estudar as relações homem-natureza e homem–homem, construídas na história pela produção cientifica.
CAICÓ
AGOSTO/2014
O dinamismo da natureza e suas mudanças constantes, sempre obrigaram o ser humano no principio de suas origens e até agora, a ter que buscar o tempo todo formas de modificar a natureza para assegurar a sua existência. O homem constitui o trabalho social e necessita sempre de novas técnicas para lidar com cada fase do tempo. A busca por novos meios de produção, a busca por entender os processos, a geração da dúvida, constituíram e constituem a essência do que chamamos hoje de ciência.
A palavra ciência é uma palavra de origem latina (scientia) que significa conhecimento ou saber. Desde as civilizações mesopotâmicas temos contribuições consideráveis para a produção cientifica da biologia e medicina, como a nomeação de até 250 tipos de plantas e a reunião de uma serie de informações importantes sobre animais.
O Egito foi um dos fortes contribuidores para a ciência. Houve grandes avanços nas áreas que correspondem a medicina, farmacologia, engenharia, química, construção civil, naval e hidráulica. Neste caso, o conjunto de crenças egípcias também vinheram a favorecer bastante a expansão de sua ciência. O processo de mumificação, que almejava conservar o cadáver dos membros mais influentes da sociedade egípcia, colaborou para