História da cidade
Podemos perceber dois temas relacionados ao passado e ao presente: um remete à temática do patrimônio cultural e a outro que se faz sentir no papel de destaque (quantitativo e qualitativo) as abordagens referidas ao Movimento Moderno, seja por assumirem a periodização e compreensão da história da arquitetura e do urbanismo consolidada pelo modernismo ou por retomarem temas, autores, intervenções e instituições diretamente relacionadas ao movimento moderno.
Visões sobre a cidade
-A visão da cidade se define pela velocidade de mudanças e implantação e desenvolvimento de infra-estruturas. -Jornais e Jornalistas são utilizados para resgatar processos de transformação urbana, que acabam qualificando influencias que pautam diferentes modos de vida urbana. -Com a utilização da visualidade cinematográfica e as relações com o pensamento urbanístico que pode ser o fio condutor, a cidade e o cinema se seleciona para uma analise de filmes aonde a cidade possa ser compreendida como protagonista.
Patrimônio Cultural: propostas e perspectivas
-Os sentidos históricos e a questão da memória essencialmente o patrimônio aparece em função das noções de turismo, sustentabilidade, revitalização e requalificação de uso associados a intervenções nos chamados centros históricos. - Como nos centros históricos existe um vazio, o artigo pretende polemizar a noção do vazio dando a ela diversos sentidos históricos e políticos, revelando assim com seus conteúdos diversas políticas de intervenção e preservação do patrimônio cultural edificado. Relacionando assim a foram, o espaço, a paisagem e a normativa urbanística. - Sendo assim o patrimônio cultural é mais um integrante das discussões sobre a forma urbana que acaba propondo uma articulação sobre urbanismo, planejamento urbano e patrimônio.
A Formação do Território
- A