A historia das Cidades
O documentário - A Evolução da Humanidade: armas, germes e aço foi produzido pela National Geografic em três volumes intitulados: Saindo do Jardim do Éden ( povos da Nova Guiné), A conquista (povos Andinos – Império Inca) e Nos Trópicos (povos da África do Sul). São fortes suas teses, desde o primeiro capítulo, sobre o desenvolvimento da agricultura promovendo desigualdades na formação social, sobre o que chama “sorte geográfica”, segundo a qual os povos Europeus, por se localizarem em áreas de clima propício ao cultivo em larga escala e de espécies diversas e onde existiam animais mais predispostos à domesticação, teriam tido uma grande vantagem sobre os homens “não brancos”.
A domesticação dos animais para Diamond propiciou benefícios ao homem em suas atividades de reprodução, alimentação, tração e carregamento, vestimenta, fertilização do solo. Além disso, o domínio do fogo pelo homem da Eurásia serviu para melhor trabalhar o aço. Armas, germes e aço são as ferramentas utilizadas pelo homem europeu para dominar e subjugar as sociedades da Ásia, África e América. E também a geografia, como Diamond tanto enfatiza em seu documentário. São essas, concepções de cunho determinista.
No episódio A conquista, Jared procura entender as raízes do poder. Nesse sentido afirma que a própria terra (geografia) separa ricos e pobres. Narra a história de dominação do povo Andino por Pizarro . O grande inimigo do povo Inca, que possibilitou a sua derrota para Pizarro foi o seu misticismo. Era o Império Inca em 1530, uma sociedade rural, com armas muito primitivas se comparadas