Histórias das Cidades
A cidades são as expressões máxima dos espaço artificial criado pelo próprio ser humano. É onde vive em maior intensidade o relacionamento social.
As primeiras cidades surgiram no período neolítico (3500 anos .C, na Mesopotâmia). Todavia os fatores que as cidades têm origem foi no paleolítico, quando o ser humano começou a se relacionar cm maior estabilidade em determinado lugar, seja para sepultar mortos , segurança e abrigo. Também com domesticação de animais e a atividade agrícola.
As cidades são hoje o modelo de ocupação e povoamento ao redor do globo. Seja pequena, média, grande, esteja numa grande área metropolitana ou não, todos reconhecem as vantagens e desvantagens de se morar em uma aglomeração urbana.
As cidades também podem ser entendidas como o lugares que concentra oferta de serviços - culturais, religiosos, de infraestrutura ou consumo - e que reúne os mais diversos fluxos e atividades humanas.
Atualmente, a economia das cidades no geral é altamente diversificada, variando de cidade para cidade. Enquanto que a economia das cidades nunca baseia-se somente em um dado setor econômico, várias cidades dependem primariamente de um único, ou alguns poucos, setores econômicos. Algumas ainda dependem muito, por exemplo, da agricultura e da pecuária, tais como Saskatoon. A economia de grandes cidades tende a ser mais diversificada, mas isto nem sempre acontece.
Em cidades de grande porte, a indústria de manufatura é quase sempre uma das principais fontes de renda - se não a principal - gerando milhares de empregos. Porém, a manufatura já não é atualmente a maior fonte de renda da maioria das grandes cidades - tendo perdido esta