A Comuna de Paris de 1871
A Comuna de Paris surgiu logo depois que Napoleão III assinou o tratado de rendição na guerra da França contra a Prússia. A capital francesa ficou cercada pelo exército prussiano, levando grande desconforto, revolta e preocupação para os parisienses. Com o clima político tenso, uma insurreição popular estourou em março de 1871, derrubando o governo republicano em Paris. Jacobinos e socialistas constituíram um novo governo para a cidade, chamado de Comuna de Paris.
As principais causas foram:
Dominação política e econômica da burguesia parisiense sobre a classe operária; Péssimas condições de trabalho dos operários; Derrota da França na Guerra Franco-Prussiana (1871); Os operários franceses não concordaram com a rendição da França para a Prússia. Tentativa do governo em jogar para cima dos trabalhadores as dívidas de guerra, que deveriam ser pagas com aumento de impostos.
As medidas tomadas pelo Conselho da Comuna tinham como meta principal a melhoria das condições de vida e trabalho dos operários e trabalhadores de baixa renda.
Entre as principais medidas, podemos citar:
Controle de preços de gêneros alimentícios; Ampliação dos prazos para o pagamento dos aluguéis; Fixação de remuneração mínima dos salários dos trabalhadores.
Os antigos governantes, representantes do governo republicano burguês que haviam sido retirados do poder de Paris, conseguiram organizar uma reação ao governo revolucionário socialista da Comuna de Paris. Com forte aparato militar e policial, a alta burguesia da cidade reagiu com força e violência, prendendo ou executando os líderes e demais integrantes da Comuna de Paris.
Em 28 de maio de 1871, os republicanos retomaram o poder na capital francesa, acabando com a primeira experiência de um governo revolucionário e socialista de composição operária.
Ariane Ribeiro de Almeida Gomes
Resumo sobre
A Comuna de Paris de 1871
Escola João XXIII
São Paulo 2014
Conclusão
O governo chamado A Comuna de Paris