o que foi a comuna de paris
A Comuna de paris foi a primeira conquista do poder político pelos operários (primeira tentativa de criação de um Estado socialista). Os trabalhadores estavam indignados com o governo burguês republicano pela humilhação da derrota francesa na Guerra Franco-prussiana (1870-71) e pelas condições miseráveis em que viviam. Os trabalhadores tomaram Paris em março de 1871, instaurando um governo popular chamado Comuna de Paris, composto de noventa membros eleitos por sufrágio universal e constituído de socialistas, anarquistas e liberais radicais. Adotaram várias medidas, entre elas, a bandeira vermelha do socialismo como oficial do país, substituiu a polícia e o exército (usados para reprimir o povo) por milícias populares, separou a Igreja do Estado (a educação pública deixou de ser controlada pelos padres), congelou os preços dos alimentos e aluguéis, e colocou algumas fábricas sob a direção de conselhos de operários. Os líderes do governo burguês refugiados na cidade de Versalhes com apoio dos alemães invadiram Paris em maio de 1871, tendo início uma semana de batalhas que terminou com o massacre da Comuna, cerca de 20 mil pessoas foram mortas e outras cerca de 40 mil foram presas ou expulsas do país.
A Comuna de Paris foi o primeiro governo operário da história, fundado em 1871 na capital francesa por ocasião da resistência popular ante a invasão por parte do Reino da Prússia.
A história moderna registra algumas experiências de regimes comunais, impostos como afirmação revolucionária da autonomia da cidade. A mais importante delas — a Comuna de Paris — veio no bojo da insurreição popular de 18 de março de 1871. Durante a guerra franco-prussiana, as províncias francesas elegeram para a Assembleia Nacional Francesa uma maioria de deputados monarquistas francamente favorável à capitulação ante a Prússia. A população de Paris, no entanto, opunha-se a essa política. Louis