A Comuna de Paris
A Comuna de Paris
Nomes: Vinícius, Morgana, Júlia e Cristian.
Disciplina: História
Turma: 2°DP
São Leopoldo, dezembro de 2013
Introdução
O seguinte trabalho apresentará uma pesquisa sobre a Comuna de Paris, primeiro governo operário da história, fundado em 1871 na capital francesa por ocasião da resistência popular ante a invasão por parte do Reino da Prússia. Neste trabalho, lidaremos com o contexto histórico da Comuna, suas ações para transformar a sociedade, e também os envolvidos nesse importante movimento.
Contexto
Os eventos antecedentes ligados a Comuna de Paris ocorrem a partir de 1° de setembro de 1870, com a derrota francesa para os prussianos na Batalha de Sedan, e prisão de Napoleão III, que havia construído o II Império a partir de 1851. Instala-se assim um novo governo na França, um governo republicano, a chamada Terceira República Francesa, legitimando um governo provisório de defesa nacional para o qual Louis Adolphe Thiers foi eleito presidente, assinando rapidamente um acordo de paz com o chanceler prussiano, Bismarck. A classe operária não concordou com o contrato firmado entre Thiers e Bismarck e revoltou-se contra o governo francês. Com o apoio da Guarda Nacional, a classe operária tomou o poder em Paris, em março de 1871. Dessa maneira, os revolucionários parisienses substituíram o governo republicano, assumiram o poder e instalaram a chamada Comuna de Paris.
A Comuna
Nas eleições para a Comuna, houve dois tipos de propaganda política; um realizado pela Federação da Guarda Nacional, e a outra pelo Conselho federal das seções parisienses da AIT (Associação Internacional dos Trabalhadores). Ela foi composta por noventa pessoas eleitas pelo voto universal masculino. Seus integrantes representavam diferentes vertentes socialistas, dentre elas o marxismo.