Roscaum

575 palavras 3 páginas
Do mito à razão

Aqui precisa ter uma introdução apresentando o tema do texto. Não dá p/ iniciar tratando de mito, pois não é esse o tema central do texto. Escrevam algo que deixe claro que o texto vai expor como surgiu o pensamento lógico/filosófico – façam uma relação com o que está no título.

O mito era uma história tradicionalmente transmitida e contada por artistas, cantores ambulantes e poetas que recitavam histórias em forma de poema a todos em praça pública, davam um aspecto romântico e místico a estas histórias, tornando-as interessantes, mas também temidas. Na antiguidade os mitos procuravam explicar e demonstrar, através da vida dos personagens a origem de todas as coisas do mundo, dos homens, dos acontecimentos naturais, dos relacionamentos com os deuses e com os próprios homens.
A palavra filosofia tem origem grega. O termo philia significa amizade e sophia, sabedoria. Sendo assim a “amizade pela sabedoria”, o desejo de estar próximo do saber, ser amante do conhecimento verdadeiro.

A filosofia, como a entendemos hoje, tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga. Poderia ter surgido em qualquer lugar, mas naquele momento da história diversas coisas ocorriam para que ali fosse seu começo. Entre ela, pode-se destacar os seguinte fatores:

Viagens marítimas: navegando por territórios antes desconhecidos, os gregos perceberam que as criaturas imaginárias criadas pela mitologia grega não eram reais e que também não existiam deuses em outras regiões, como sugeria a mitologia e sim seres humanos. Também concluíram que os mares não eram moradia de monstros e outros seres.

Invenção da moeda: Os gregos aprenderam a a arte de negociar, não mais se efetuava a venda de uma mercadoria aceitando como pagamento a troca por mercadoria semelhante, o pagamento tornou-se monetário, ou seja, a moeda substituiu o poder de troca.
Surgimento da vida urbana: O desenvolvimento da cidade trouxe aos gregos uma situação financeira mais igualitária,

Relacionados