câncer
O tumor maligno é uma doença que se inicia quando as células de alguma parte do corpo crescem fora de controle, ficando fora dos padrões que realmente devem ser. As células cancerosas nunca param de crescer e por essa razão vão se formando outras células com o mesmo problema.
As células do corpo, quando funcionam corretamente, são responsáveis pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis de cada pessoa. Já quando as células são cancerosas, elas perdem a capacidade de controlar seu crescimento, ou seja, elas crescem e se multiplicam sem controle algum. Esse descontrole (quando ela se espalha) é chamada de: metástase.
Criança com câncer
Essas células doentes podem ser extremamente agressivas, mas, devido a avanços tecnológicos e novos estudos, a maioria dos tumores causados por essas células passaram a ser tratados e as chances de cura são bastante significativas.
O tumor benigno se caracteriza por uma massa localizada, ou seja, ele se espalha mais lentamente. O que diferencia o tumor maligno de um tumor benigno é a velocidade com que ele é capaz de invadir os tecidos e órgãos do corpo.
Causa
A causa do câncer não está seguramente estabelecida. Os raios ultravioletas, emitidos pelo sol, estão relacionados estatisticamente com a incidência de câncer de pele, provavelmente devido a fatores mutagênicos. A maior incidência de câncer nos dias de hoje ocorre em fumantes. Seguramente existe uma