Comuna de Paris
A criação da Comuna de Paris ocorreu no contexto da Guerra Franco-Prussiana, que vigorou entre 1870 e 1871, resultando na vitória da Prússia e na unificação dos estados germânicos, dando origem ao Reich (Império) Alemão. Em setembro de 1870, o exército francês sofreu importante derrota para os prussianos. A partir daí uma série de manifestações populares desenvolveu-se na França, resultando inicialmente na queda do Imperador Napoleão III e na instauração da chamada III República (1870-1940).
Foram convocadas eleições para a Assembleia Nacional pelo governo provisório, liderado à época por Adolphe Thiers. A maioria dos eleitos era republicana conservadora apoiada por pequenos proprietários. Apesar dessas medidas políticas, a derrota para os prussianos acirrou as divergências de classe no país, principalmente em Paris.
Operários e setores populares da capital pediam reformas sociais, principalmente no que se referia ao direito de propriedade. Com a pressão popular, Thiers transferiu o governo para Versalhes. A ação intensificou a insatisfação popular, que somada à incapacidade dos exércitos franceses de defender a capital, levou a população mais pobre de Paris a assumir o governo da cidade de forma autônoma. Isso ocorreu após a revolta que atingiu também a Guarda Nacional, que se insurgiu em 18 de março de 1871, ficando ao lado dos comunardos.
As principais obrigações da Comuna de Paris era defender a cidade, que estava cercada pelas tropas fieis a Thiers, e administrá-la. Porém, essa administração foi feita de forma