História da Africa
Introdução
I - Período Jesuítico (1549-1759)
1.1 – Chegada dos Jesuítas no Brasil.
1.2 – José de Anchieta.
1.3 – Sistema de Ensino Ratio Studiorum.
1.4 – Reduções ou Missões.
1.5 – Expulsão dos Jesuítas (1759).
II - Período Pombalino (1760- 1808).
2.1 - Expulsões dos Jesuítas (Motivos)
2.2 - Aulas Régias.
2.3 – Instituições do “subsídio literário”
2.4 – Criação do Seminário de Olinda.
Conclusão
Referências Bibliográficas
Anexo ( Cronograma)
Introdução
O inicio da Historia da Educação no Brasil, compreende inicialmente dois períodos marcantes: a chegada dos jesuítas no Brasil em 1579 e a expulsão dos mesmos em 1759.
A chegada dos jesuítas no Brasil é motivada pela reforma protestante que ocorria na Europa. O fato é que, a pretensão de catequizar povos recém conquistados, acaba por programar o primeiro sistema educacional em nosso país.
Analisando se esses períodos verificaram que por um bom tempo os jesuítas puderam expandir-se pelo Brasil, fundando varias escolas baseadas em princípios religiosos, que acabaram por contribuir para a dizimação de varias tribos indígena.
I-Período Jesuítico (1549-1759)
1.1 Chegada dos Jesuítas no Brasil
A companhia de Jesus foi fundada em 1534 por Inácio de Loyola, em Paris com o intuito de combater a Reforma Protestante e a expansão do luteranismo na Europa.
Em 1549 os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil, juntamente com o primeiro governador geral, Tomé de Souza. Após quinze dias de sua chegada ao Brasil, liderados pelo Padre Manoel da Nóbrega, fundaram a primeira escola elementar brasileira em Salvador. Com apenar 21 anos de idade, o Irmão Vicente Rodrigues tornou-se o primeiro professor nos moldes europeus e durante mais de cinqüenta anos dedicou sua vida ao ensino e a propagação da fé religiosa em nosso país.
1.2 José de Anchieta
Com o passar do tempo, o numero de jesuítas no Brasil foi aumentando,