Apostila básica de química
A princípio teremos uma pequena introdução a respeito de como é a estrutura de um átomo. Um átomo é a menor porção de matéria que possui as propriedades químicas de um determinado elemento. Um átomo possui três partículas principais, os prótons e os nêutrons que ficam localizados no centro do átomo chamado núcleo, e os elétrons localizam-se em meio extra nuclear, “girando em órbitas” ao redor do núcleo, lugar essa chamado de eletrosfera. Os prótons e os elétrons possuem carga elétrica, onde os prótons possuem carga elétrica positiva ( + ) e os elétrons possuem carga elétrica negativa( - ), enquanto os nêutrons não possuem carga elétrica.
Representação de um átomo.
Organização dos elétrons na eletrosfera:
Os elétrons estão dispostos na eletrosfera em níveis(ou camadas), ao todo são 7 camadas. A essas camadas dá-se o nome de camada K, L, M, N, O, P e Q, começando pela camada mais próxima, a camada K, e indo até a camada mais distante que variam de átomo para átomo. Cada uma dessas camadas pode possuir uma quantidade limitada de elétrons: Para saber quantas camadas um átomo de um determinado possui basta olhar qual período este elemento ocupa na tabela periódica, aqueles que estão no 1° período possuem apenas uma camada, a camada K, aqueles que estão no 2° período possuem duas camadas, a camada K e L, e assim sucessivamente.
Dessas camadas de certa forma podemos dizer que a mais importante é a última camada, pois é com essa última camada que determinados átomos se ligam a outros, e essas ligações é que são responsáveis pela variedade de substâncias químicas que existem. E devido a importância da última camada damos um nome especial a ela, ela é chamada de camada de valência e os elétrons que estão nela são chamados de elétrons de valência.
Ligações químicas
Introdução:
As ligações químicas (ou ligações interatômicas) são ligações existentes entre átomos. Primeiro devemos saber que essas ligações existem