História Antiga
A Questão Homérica discute quem seria o verdadeiro autor das obras Ilíadas e Odisséia.
As opiniões são diversas. Os homens antigos acreditavam na existência de Homero. No século 16 passam a existir dúvidas e no século 18 estudiosos passam a afirmar que tratou-se de conglomerados de composições de aedos gregos.
Há o grupo que acredita que Homero compilou essas histórias dos aedos, enquanto outro grupo acredita que Homero era um aedo e suas obras foram compiladas por outro poeta.
As três opiniões principais são: Homero seria o autor principal de ambas as obras; cada uma das obras foi feita por um autor diferente; vários autores fizeram essas obras.
Lachman acredita que Homero é um nome coletivo, pois nos poemas não se verifica unidade.
Já Hermann defende a ampliação progressiva, onde um poeta teria feito o “núcleo” dos poemas e esses teriam sido desenvolvido posteriormente por outros poetas
Finley compartilha da idéia de que os poemas foram elaborados por duas ou mais pessoas, e entre os argumentos está no fato de que Ilíada esta cheia de ação dos heróis enquanto Odisséia conhece apenas um único herói, Ulisses.
Para alguns pesquisadores, Ilíada teria sido escrita um ou dois séculos antes de Odisséia. Além disso especialistas em literatura afirmam que cada poema possui um estilo completamente diferente do outro.
As obras Ilíada e Odisséia referem-se a três momentos históricos gregos: civilização creto-micênica e vida nos