Biografia de Tales de Mileto
Tales de Mileto
Pré-socráticos
Nome completo:
Θαλής ὁ Μιλήσιος
Escola/Tradição:
EscolaJônica, Escola de Mileto, Naturalismo
Data de nascimento:
624 ou 625 a.C.
Local:
Mileto, atual Turquia
Data de falecimento:
556 ou 558 a.C.
Principais interesses:
Metafísica, Ética,Matemática, Astronomia
Trabalhos notáveis:
Água como "physis",teorema de Tales, considerado o pai daciência e da filosofia ocidental
Influências:
Pitágoras, Anaximandro,Anaxímenes
Tales de Mileto (em grego antigo: Θαλῆς ὁ Μιλήσιος) foi um filósofo da Grécia Antiga, o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C..
Tales é apontado como um dos Sete Sábios da Grécia Antiga. Aos Sete Sábios da Grécia eram atribuídas grandes quantidades de máximas e preceitos - sentenças proverbiais, que eram por todos conhecidas. Algumas eram tão famosas que foram inscritas no templo de Apolo em Delfos. A lista dos Sete sábios não foi sempre a mesma, mas a mais difundida, do tempo de Platão, é a seguinte: Tales de Mileto, Periandro de Corinto, Pítaco de Mitilene, Bias de Priene, Cleóbulo de Lindos, Sólon de Atenas e Quílon de Esparta.
A história posiciona os Sete Sábios da Grécia (gr: οἱ ἑπτὰ σοφοί) no período da fundação das pólis, que pode ser traduzido por "cidade", termo que dá origem à palavra "política". Neste período (séculos VII e VI a.C.) desenvolve-se o conceito de política, tal qual a entendemos atualmente, como também as bases da cultura ocidental.
No parágrafo VII de sua obra República, de 51 a.C., Cícero escreve: "Os sete homens a quem os gregos chamaram de sábios foram todos versados na administração pública; e, realmente, em nada se aproxima tanto a virtude humana da divina como a fundação de novas nações ou a conservação daquelas já fundadas".
Fora do âmbito mítico, vinte e