Pericia
Título:
História, Evolução da Perícia e o papel do Contador.
Considere para a elaboração da atividade:
A história, a evolução, os acontecimento, os fatos relevantes da Perícia Contábil:
a) No mundo:
b) No Brasil:
c) No Paraná:
d) Na Capital (pesquisa da quantidade de empresas):
Aluno: Vanessa de Fátima Lauro de Oliveira
Disciplina: Perícia Contabel
Turma: A
Introdução
No mundo capitalista contemporâneo, cada vez mais as entidades necessitam de créditos para financiar as suas operações. Dessa forma, têm necessidades de apresentar os seus demonstrativos contábeis, que segundo Almeida (2003, p. 36) correspondem “a posição patrimonial e financeira, o resultado de suas operações, as mutações de seu patrimônio líquido e as origens e aplicações de seus recursos”, de tal forma que reflitam, com fidedignidade, a sua real posição perante o mercado, já que precisam pleitear recursos junto a credores, em especial, bancos e investidores.
Tais credores aplicam seus recursos baseando-se na situação econômico-financeira das empresas, obtida pela análise dos demonstrativos contábeis. Por isso a importância de se ter esses documentos com dados verdadeiros, para não induzirem o usuário a tomarem decisões de maneira equivocada.
História da Perícia
Observam-se indícios de perícia desde o inicio da civilização, entre os homens primitivos, quando o líder desempenhava todos os papeis : de juiz, de legislador e executor.
Porém, a figura do perito, ainda que associada a árbitro, fica definida no Direito Romano primitivo, no qual o laudo do perito constituía a própria sentença.
Depois da Idade Média, com o desenvolvimento jurídico ocidental, a figura do perito desvinculou-se da do árbitro.
Citando Fonseca Apud Alberto (2000:38) :
“A partir do século XVII, criou-se definitivamente a figura do perito como auxiliar da justiça, e ao perito extrajudicial, permitindo assim a especialidade do trabalho judicial.”
De Sá