Historiográfia
Destaque as principais abordagens e características daquela historiografia. R: A historiografia estava voltada não só de como se fazer historia, também, como introduzir ao gênero a historia. Por ex: crônicas monásticas, memorias politípicos, onde essa forma dominante era de narrativas de acontecimentos políticos e militares, de grandes reis, grandes homens e, grandes feitos. Abordam assuntos como: historia sociocultural e a politica, a feroz luta entre as classes rivais -a decadente e endividada nobreza ,e a ascendente burguesia de advogados e mercadores-que como forma de pagamento adquiriam suas propriedades. Uma característica marcante no estudo Febvre foi a introdução da geografia, que traça um nítido perfil dos contornos da região, embora, isso tenha gerado criticas entre geógrafos, pois ele não fazia parte dos profissionais da área.
2-o que são historia relato e historia problema?
Explique.
R: A historia relato trazia detalhes insignificante e uma forma artificial, motivados por curiosidades irracional de compiladores cegos de anedotas inúteis, conforme dito por Algusto comte, “historia sem nome”. Por outro lado, a historia problema, tem por questionar “Por que se chegou a essa conclusão? ; Quais as motivações por detrás das afirmações feitas na ocasião?; As fontes de documentos citados até que ponto são confiáveis?; As comparações poderiam ser feitas no contexto proposto? - Dessa forma, a historia deve satisfazer as necessidade do presente.
3-Destaque os objetivos dos fundadores dos annales. R: Promover uma nova espécie de historia e ainda o é. Podemos destacar três: l: A substituição tradicional da narrativa de acontecimentos por uma historia-problema. ll- A historia de todas as atividades humanas em seu meio. lll- Complementando as duas anteriores, com a geografia, sociologia, psicologia, a economia, linguística, a antropologia social, etc.