Historiografia
História
mauricio santos de oliveira
históriografia e cidadania
Londrina
2013
mauricio santos de oliveira
HISTÓRIOGRAFIA E CIDADANIA
Trabalho de História apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplinas de Teoria da História ,historiografia ,História medieval,Sociologia da Educação ,Antropologia ,Seminário II.
Orientador: Prof. Reinaldo,Taíse,Julho ,Okçana,Giane ,Fábio
Londrina
Ano
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................7
INTRODUÇÃO
O estudo das relações “História- Cidadania” nos remete a um universo textual de diferentes gêneros de discursos, construídos a par- tir de lugares muito distintos, tendo em comum a referência à “cidadania” como objeto principal ou secundário. O discurso histórico é um desses gêneros, sem dúvida, mas sua presença nesse universo está muito longe de ser dominante.
Assim, nosso tema nos obriga a lidar com discursos variados e numerosos, diferentes do discurso histórico, uma circunstância que talvez torne oportunas duas ordens de considerações prévias e introdutórias a esta exposição: as relações entre tais discursos e as diferenças no interior do próprio discurso histórico.
O universo textual da cidadania é essencialmente polifônico. Discursos produzi- dos a partir de lugares distintos entre si compõem uma polifonia de múltiplas vozes onde as da história soam, frequente- mente, fracas ou mesmo inexpressivas, no confronto com as vozes da filosofia, direito, política, sociologia, antropologia etc. Se compete ao historiador levar em conta outros