Historiografia
HISTORIOGRAFIA
Centro Universitário Clarentiano Curso : Licenciatura em História Disciplina: Historiografia e Teotia da História Profª : Semiramis Corsi Silva
Taguatinga – DF
28/08/2014
Historiografia Em resumo, historiografia é a escrita da História, e escrever História implica em considerar contextos diversos, ideologias diferentes, fontes variadas para pesquisa (escritas, orais, iconográficas), questionamentos dirigidos para análises.
Historiografia na Antiguidade Para o Grego das épocas arcaica e clássica, a palavra representava o poder por excelência. Heródoto foi considerado o “pai da História”, pois ele procurou registrar as tradições, feitos e fatos que, em seu entendimento, não deveriam ser esquecidos, em sua escrita, utilizou-se do termo “logos” no sentido de relato, de conhecimento. Tucídes preocupava-se com as causas imediatas, atentou-se para o presente, narrou o que viu, acreditava no que estava diante dos olhos, o passado para ele mostrava-se como boatos.
Historiografia no Medievo A historiografia no medievo está intimamente ligada ao cristianismo, durante muito tempo, a igreja foi detentora do saber, nesse período, os homens e suas obras só ganhavam importância se vistos como resultado dos desígnios divinos, dessa forma, a escrita estava sob a responsabilidade de hagiógrafos, cronistas integrantes do clero episcopal ligados ao poder e por monges.
Século 20 e os Annales Escola dos Annales criada em 1929, pelos historiadores franceses Marc Bloch e Lucien Febvre,