Historia
2º trabalho
Início dia 5 de fevereiro
Entrega e apresentação dia 15 de fevereiro
O Turismo sustentável como estratégia para o desenvolvimento da região do Açores 1. Introdução
Neste trabalho pretendemos apresentar algumas das características do arquipélago dos açores e quanto ainda não é conhecido a nível do turismo.
Este trabalho também vai constar em escolhermos uma região que é a Ilha do pico e ai irmos avaliar os seus recursos turísticos.
2. Localização (mapa do distrito por concelhos)
3. Características físicas: clima, relevo e vegetação.
Clima: Os Açores têm um clima marítimo com temperaturas amenas que variam no Inverno e no Verão. As temperaturas do mar sofrem influências da Corrente do Golfo, sendo também elas amenas.
Em média há cerca de três a quatro horas de incidência solar/dia no Inverno e cerca de sete a oito horas/dia no Verão. A chuva é uma presença mais ou menos constante durante todo o ano sendo. Característica dos Açores é uma grande variedade de condições climatéricas a acontecer num curto período de tempo: no mesmo dia pode ter-se chuva, sol e vento forte.
Relevo: As nove ilhas do arquipélago, todas de origem vulcânica, apresentam aspectos morfológicos diversificados mas com traços geológicos comuns. A sua origem está associada às erupções vulcânicas ocorridas.
As ilhas emergem de um planalto submarino com profundidade média de 1500 m, numa zona de intensa actividade vulcânica e sísmica, que faz parte da cordilheira central do Atlântico. Nesta zona reúnem-se as placas tectónicas euro-asiática, americana (do Norte) e africana.
Vegetação: A sua flora tem uma diversidade elevada, é muito considerável pois são uma relíquia do que resta de uma vegetação que remonta à Era Terciária, que desapareceu em quase todo o continente europeu devido às glaciações.
A destruição de grandes áreas de floresta primitiva (dominada por Laurus azorica e Juniperus brevifolia) para aumentar as áreas de pastagens, bem como a