Experiencia com batata inglesa
Introdução
Osmose é o processo de passagem de moléculas do solvente (por exemplo, a água) através de membranas semipermeáveis.O solvente sai da solução hipotônica para a solução hipertônica,até que as concentrações se igualem(isotônica).Em vegetais, apesar de grande similaridade com animais, a osmose tem suas particularidades. Primeiramente por não haver ruptura da célula devido à resistência que a parede celular proporciona e também pela presença do vacúolo que suporta certa quantidade de água.
A plasmólise neste caso a célula vegetal cede mais água que recebe, levando-a a um estado de aparência "seca". Isso se deve ao fato de o vacúolo retrair-se, diminui de tamanho e acaba por arrastar o conteúdo do citoplasma (e por consequência o conteúdo do hialoplasma) e a membrana plasmática.Este fenômeno se dá quando a célula é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o citoplasma e a célula perde água por osmose.Este fenômeno só ocorre em condições experimentais, uma vez que, na natureza os organismos não só se adaptaram às condições do seu meio ambiente, mas também pelo fato da membrana celular ser uma membrana seletiva, no que respeita à troca de ions.
Objetivo
Constatação de fenômeno osmótico
Metodologia
3.1- Materiais utilizado para pratica:
Água
Balança
Bandeja
Bastão de vidro
Batata inglesa
Béquer (maior e menor)
Faca
Pano
Peso
Solução salina
3.2- Método:
Primeiramente já contendo sobre a bandeja a batata inglesa, e a faca, cortou-se de forma que se obtivesse o centro da batata utilizando assim essa porção da batata,e assim obtendo o peso da mesma através da balança.Após constatar o peso,tal valor referente a 30 gramas,pegou-se o béquer menor,e colocou a solução salina ao modo que completasse 40 milímetros,após isso já no béquer maior colocou-se a