Ludicidade
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: LUDICIDADE COMO PRÁTICA PEDAGOGICA
PROF. MAURICIO CORDEIRO BARBOSA
ACADÊMICA: ADRAINA SOARES
A ludicidade como processo de aprendizagem do educando
A educação vem mudando ao longo dos tempos, cada vez mais se pensa no aluno no sentido que ele possa aprender, mas que esse aprendizado tenha significado em sua vida. Quando e escola não trabalha desta forma o aluno virá um reprodutor de idéias, não tendo um bom aprendizado. A educação precisa acompanhar a tecnologia, pois o aluno está cada vez mais acompanhando o processo de evolução estando informadas através de revistas, internet, informações diversas por isso fica manter o aluno quieto, sentado horas em um banco, sem participar.
Nesse sentido a educação precisa acompanhar as novas mudanças, dando motivação, sendo lúdica. Quando trabalhamos com a ludicidade programas a serem cumpridos ficam mais fácil de serem executados, assim podemos fazer de nossa ação pedagógica uma prática construtivista, principalmente para as crianças que iniciam a vida escolar.
Entender a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, físico e emocional dos indivíduos se torna algo inquestionável, pois é por meio do lúdico que as crianças, em muitas das vezes, se expressam, conhecem e transformam a realidade que lhes é apresentada.
(Gisele Maria Schwatz 200, p: 17)
Através das atividades lúdicas podemos trabalhar com: a comunicação, socialização, valores, uma verdadeira construção de dialogo, por isso a criança precisa ter liberdade para brincar, é no brincar que se suas ações são expressas, se descobrindo a cada momento, o professor deve saber que esse processo faz parte do desenvolvimento, é uma das fases mais importantes porque assim se estabelece as brincadeiras com o mundo real.
Dentro da escola perde-se muito tempo com assuntos sem grande importância, faltando tempo par o essencial: a construção de conhecimento, dessa forma uma boa