Bibliografia - galileu
Galileu Galilei foi um dos grandes cientistas da História tendo dado grandes contributos nomeadamente no campo da astronomia e da física. Suas descobertas foram verdadeiramente notáveis tendo revolucionado a forma de se fazer ciência. Foi o primeiro a utilizar o telescópio para observações astronómicas, foi um defensor do sistema heliocêntrico, entre muitas outras contribuições. A importância de Galileu para a ciência é tal que é considerado como o pai da ciência moderna. Vamos ver uma pequena biografia de Galileu, onde são apresentados alguns dos aspetos principais de sua vida e obra.
Galileu Galilei
Galileu Galilei (em italiano, Galileo Galilei) nasceu em Pisa (Itália) a 15 de Fevereiro de 1564. Foi o filho mais velho do músico Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati.
Galileu viveu em Florença entre 1574 e 1581, tendo depois ingressado na Universidade de Pisa para estudar medicina. Algum tempo depois abandona os estudos de medicina para se dedicar ao estudo da matemática. Nessa mesma Universidade de Pisa, em 1589 Galileu torna-se professor de matemática. Em 1592 assume a cátedra da matemática na Universidade de Pádua, onde passou os 18 anos seguintes.
Em 1609, Galileu ouve falar de um novo instrumento que consistia num tubo com duas lentes e que permitia ver os objetos como se eles estivessem mais próximos. Com base nessa informação, Galileu mete mãos à obra e cria ele próprio o seu telescópio. Não é verdade que tenha sido ele o inventor do telescópio, mas ele terá sido o primeiro a utilizá-lo para observações astronómicas e o primeiro a publicar um livro com os resultados dessas observações. A questão de quem foi o inventor do telescópio é bastante discutível, sendo normalmente atribuído ao holandês Hans Lippershey que em 1608 pediu a patente desta instrumento óptico. Porém é provável que também não tenha sido este holandês o inventor. Existem vários outros que são considerados como potenciais inventores do telescópio.
Galileu então criou