historia
Curso História 1AN
Professora: Lígia Reis
Aluna: Maria Izabel Teixeira Gusmão
Breve histórico da educação à distância
Educação a distância – EAD – não é nenhuma novidade do século XX . Indícios mostram que, desde a época a.C. é possível encontrar uma rede de comunicação a distância, especificamente, correspondências que transmitiam ensinamentos científicos, filosóficos e evangélicos. Hoje , é possível integrar num único suporte, todos os tipos de mídia. E isso se faz com grande facilidade, rapidez e criatividade, resultando em alterações significativas em vários aspectos da vida contemporânea, não deixando de incluir a educação e, mais especificamente a área de EAD.
A Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 legitimou a EAD na educação brasileira. Apesar de sua menção na LDB, sua regulamentação ocorreu apenas em 10 de fevereiro de 1998, através do Decreto nº 2.494 que regulamentou o Art. 80 da referida lei. No dia 7 de abril, através da Portaria nº 301/98, o ministro da Educação e do Desporto estabeleceu os procedimentos para o credenciamento de instituições e a autorização de cursos a distância no nível de graduação. Completou-se, então, “o primeiro e fundamental passo de inserção concreta da Educação a Distância no sistema educacional brasileiro” (LOBO NETO, 2003, p.397).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIA SAGRADA. Edição da palavra viva traduzida das línguas originais com o uso crítico de todas as fontes antigas pelos Missionários Capuchinos Lisboa. São Paulo, Stampley publicações, 1974.
LOBO NETO, Francisco José da Silveira. Regulamentação de educação a distância: caminhos e descaminhos. In: silva, Marco (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
LANDIM, C.M. das M.P.F. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: [s.n.], 1997.
LIMA, Lauro de O. Mutações em educação segundo McLuhan. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1982.