historia
O luteranismo rapidamente se expandiu . Os burgueses entusiasmaram-se com os principios da nova religião. Os prinispes e a pequena nobreza por convicção e por interesse , já que o luteranismo lhes permitia apoderar-se dos bens da igreja .Os camponeses esperaram tambem conseguir alguns desses bens e chegou mesmo a haver guerras entre camponeses contra os seus senhores.
Tambem a nivel cultural o luteranismo contou com apoios. A imprensa ajudou na propagação dos escritos de lutero e da nova biblia traduzida. Tanto humanistas como artistas audaram nesta propagação tambem . o calvinismo
O protestantismo de Calvino foi o mais significativo dos movimentos reformistas que se seguiram á rutura luterana .
Tal como Lutero , Calvino baseava o cristianismo na justificação pelça Fé , no sacerdócio universal e na autoridade exclusiva da Biblia. No entanto , fez algumas mudanças .
Calvino entendeu a predestinação como absoluta ao afirmar que o ser humano jamais perderia a graça da fé, se nascesse com ela. ( Lutero considerava que se uma pessoa deixasse de crer, a sua salvação deixaria de estar garantida ). Em relação ao papel da biblia como unica fonde de Fé , calvino defendeu que so a ele competia a interpretação do Envagelho . Quanto aos sacramentos reconheceu o Batismo e a Eucaristia , esta com a simples presença espeititual de Cristo ( Lutero admitia a presença real de crist na Eucaristia ) . Em relação a conceção da Igreja , defendia tambem que todos os crentes exercessem o sacerdócio sem qualquer diferença entre eles mas nao aceitou que a chefia da Igreja fosse entregue aos Chefes de estado ( Lutero admitia ) .Calvino defendia a supeoridade da igreja em relação ao Estado.
A reforma na Inglaterra: O anglicanismo
Em Inglaterra a reforma evoluiu de uma rutura com a igreja romana para uma faceta calvinista e desta para o anglicanismo.
O anglicanismo foi um compromisso entre o catolicismo e o calvinismo. Defendia a justificação pela fé (