fisiologia do exercicio
2. A energia química armazenada na molécula de ATP pode ser convertida em outras formas de energia para manutenção da função celular. Cite duas formas de conversão da energia do ATP e exemplifique a sua importância para a função do organismo.
3. Quais são os dois principais substratos energéticos utilizados pelo organismo para geração de energia (ATP)? E em quais alimentos podemos encontra-los?
4. No corpo humano, nós temos reservas energéticas (carboidratos e lipídeos) que permitem o organismo ressíntetizar energia (ATP) em diversas condições, inclusive em condições de alta demanda energética, como no exercício. Quais são as reservas energéticas do nosso corpo e aonde elas se encontram?
5. Dentre as reservas descritas acima, qual tem a maior capacidade de armazenar energia? E qual tem a menor?
6. Quais são os 3 sistemas de regeneração de ATP conhecidos no músculo esquelético?
7. A via oxidativa de regeneração de ATP pelo músculo pode utilizar dois substratos energéticos como fonte. Cite os dois substratos e diga todas as possíveis origens (região da qual eles são estocados) dos mesmos durante o exercício aeróbio?
8. Comente sobre a importância do sistema ATP-CP em exercícios de alta intensidade?
9. Em exercícios de alta intensidade (anaeróbio) com duração acima de 30 segundos, o sistema ATP-CP é depletado. Nesta condição, outro sistema anaeróbio aumenta a sua atividade para manter a produção de ATP e suportar o exercício por mais alguns segundos/minutos. Que sistema é esse? Qual é o saldo final de ATP produzido por esta via? Qual é o produto final liberado desta via anaeróbia pela célula muscular?
10. As vias anaeróbias (lática e alática) suportam exercícios de alta intensidade, quais são as vantagens e desvantagens destas vias para a produção de ATP no músculo durante um exercício?
11. Explique o que é o limiar anaeróbio visto em uma curva de intensidade (% VO2máx) Vs