Historia
O chamado período pré-colonial é a fase entre a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral e o primeiro projeto colonizador em 1531. Neste período a região conhecida como América portuguesa teve um papel secundário na economia de Portugal, pois o comercio com as Índias Orientais monopolizava os interesses mercantis de Portugal.
Apesar da importância secundaria na economia portuguesa, havia uma preocupação estatal com o reconhecimento e a proteção desse território. Diversas expedições foram para procurar no Brasil riquezas que pudessem ser exploradas e ao mesmo tempo combater invasores estrangeiros, como espanhóis e franceses.
Essas expedições não conseguiram descobrir muitos metais preciosos, que só foram encontrados no final do século XVII, mas localizaram nos litorais brasileiros um produto importante para o comercio com Portugal, o pau-brasil. A exploração do pau-brasil, que era utilizado na tintura de tecidos europeus, tornou-se a principal atividade econômica do período pré-colonial. Esse comercio tornou-se viável graças ao escambo com os indígenas e ao surgimento de algumas poucas feitorias no litoral brasileiro.
Chegada da Esquadra de Pedro Álvares Cabral
Pedro Alvarés Cabral partiu de Portugal para encontrar terras além-Atlântico, as Índias. Sua frota era composta por dez naus e 3 caravelas, chefiadas pelos navegadores Bartolomeu Dias, Nicolau Coelho, Duarte Pacheco Pereira e pelo fidalgo Sancho de Tovar. Sua expedição contava com cerca de 1500 homens e sua missão era feitorias nas Índias e criar bases comerciais permanentes na Ásia.
Iniciou sua viagem em 9 de março de 1500, com sua saída do Porto de Restelo. Em 22 de março chega ao arquipélago de Cabo Verde e lá desaparece a nau de Vasco Ataíde.Em documento escrito por Duarte Pacheco Pereira, existe um indicador de que o rumo tomado era proposital, a mando de D. Manuel I, que queria se certificar da existência de terras além do Atlântico