historia
Os mais destacados pensadores socialistas do século XIX foram os alemães Karl Marx e Friedrich Engels, autores do famoso Manifes¬to comunista (1848). Eles acusaram os outros socialistas de serem “utópicos”, ou seja, de não conseguirem mostrar como se poderia destruir o capitalismo e construir uma nova sociedade.
Era preciso entender, justificar ou transformar o mundo herdado pós-revolução industrial. Portanto, uma série de doutrinas sociais surgiu.
Socialismo Utópico
Pretendia transformar o capitalismo a partir de reformas graduais feitas pelo próprio Estado.
Marx e Engels fundaram o socialismo científico. Marx declara acreditar que tinha pro¬vado cientificamente que o capitalismo seria sempre uma sociedade injusta e irracional. Pretendia eliminar o capitalismo pela via revolucionária e substituí-lo pelo socialismo, para, posteriormente, atingir o comunismo puro.
Na linha doutrinária da contestação, temos o ANARQUISMO, movimento idealizado por dois Bakunin e Kropotkin, que eram categóricos ao dizer que a origem de todo mal é a existência do Estado. Defendia o fim do capitalismo e do Estado e sua substituição imediata pelo comunismo puro e rejeitava o socialismo.
As terríveis condições de traba¬lho e de vida do proletariado indus-trial inspiraram alguns pensadores a questionar a sociedade capitalista. No começo do século XIX, surgiram os pensadores socialistas. Os principais foram os franceses Saint-Simon e Fourier e o inglês Charles Owen. Eles criticavam o individualis¬mo capitalista e propunham a criação de uma sociedade baseada na