Leitura e Produção de Texto
Pólo: Porto Alegre Adventista
Curso: Serviço Social
Disciplina: Leitura e Produção de texto
Aline Leite do Carmo – RA 428963
Susana da Silva Santos Mendes – RA 415491
Susana Angelita Silva Mengue – RA 409137
Suzana Ludwig Mendonça – RA 423329
Título: Leitura e produção de texto
Professor: Luiz Roberto Wagner
Porto Alegre 12 de Junho de 2013
Concepção de leitura – Etapa 1
Frequentemente ouvimos falar e também falamos sobre a importância da leitura na nossa vida, sobre a necessidade de se cultivar o hábito De leitura entre crianças e jovens. Esta atividade é baseada na interação autor-texto-leitor.
No bojo dessa discussão, destacam-se questões como: O que é ler? Para que ler? E como ler? Estas perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos os quais revelarão uma concepção de leitura, decorrente da concepção de sujeito ,de língua de texto e de sentido que se adote.
Foco no autor, sobre essa questão, koch (2002) afirma que a concepção de língua como representação do pensamento corresponde á de sujeito psicológico ,individual , dono de sua vontade e de suas ações .
Estratégia de leitura, o leitor precisa processar criticar, contradizer e avaliar a informação que tem diante de si, precisa achar sentido ou significado em que lê. Precisamos cultivar o hábito da leitura que é de extrema importância na nossa vida.
Leitura e produção de sentidos é preciso se fazer considerar a materialidade linguística do texto, elemento sobre o qual e a partir do qual se constitui a interação, por outro lado é preciso levar em consideração o conhecimento do leitor, condição fundamental para o estabelecimento da interação, com maior ou menor intensidade, durabilidade e qualidade.
É por esta razão que falamos de um sentido para o texto não do sentido do texto. Leitura na escola, diariamente os professores tem sido confrontados insistentemente com os desafios da formação de leitores na escola.
Como transformar esta