Historia e politica
.POSITIVISMO: A crença defendida de que a humanidade avança no sentido de um gradual aperfeiçoamento governado pela LEI DO PROGRESSO. Sociedade baseada na observação e experimentação, visando a descoberta das regularidades e a formulação de leis, superando o SENCO COMUM.
.CONSCIENCIA COLETIVA: Os fatos sociais tem existencia propria e indepedente daquilo q pensa e faz cada individuo em particular. Embora todos possuam suas "consciencias individuais", seus modos proprios de se comportar e intepretar a vida, podem se notar, no interior de qualque grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento.
.FATOS SOCIAIS:Objetivo da sociologia.São maneiras de agir, pensar e de sentir exteriores ao individuo, dotados de um poder de coerção em virtude do qual lhe imporem.
.CARACTERISTICAS:1)COERSÃO SOCIAL: Força exercida pelos fatos sociais impostos aos individuos, levando os a conformarence com as regras da sociedade, independente de suas vontades e escolhas.Ex:Idiomas, normas familiares,codicos de lei.ñ é imposto a contragosto. regras morais nao sao, os individuos nem percebem.
2)EXTERIORIDADE:Os fatos sociais existem e atuam nos individuos indepedentes de sua vontade ou de sua adesao consciente(As regras morais,os costumes,etc,ja existiam exteriores ao nascimento das pessoas, mas são impostos por mecanismos de coersão social.
3)GENERALIDADE-REGULARIDADE.:É social o fato que geral, q se repete em todos os individuos ou na maioria.ex:uso de talheres, tradições, respeito as leis.
.SOLIDARIEDADE MECANICA(semelhança): É quando dentro de um grupo existe um espaço relativamente pequeno para as diferenças individuais.O grupo pode ser formado em torno de uma familia, religião,tradiçao ou costumes, permanecendo em geral com uma pequena divisão do trabalho social: Ex: Sociendade pré capitalista como a Europa rural da Idade Media.
.SOLIDARIEDADE ORGANICA(diferença):É aquela tipica das sociedades capitalistas, onde, através da acelerada divisão do