Historia e pedagogia
A história da Educação é construída com base nas culturas ao longo do tempo. Ela não é idêntica em todos os tempos e lugares, por sempre haver novos acontecimentos e por gerarem novas mudanças. Com esse movimento sucessivo não podemos imaginar uma natureza humana universal e eterna. Não existe um" ser humano universal " na qual podemos nos espelhar a todo momento, pois, não nos entendemos por fora de nossa prática social e sim dentro de um contexto histórico-social concreto.
Resumir os quatro argumentos de Antônio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
A história da educação é fundamenta à necessidade de sermos críticos em relação ao método educacional, do qual fazemos parte. A maneira ideal para isso ocorrer é evitando agitação e investigando o método educacional em suas múltiplas manifestações ao longo de toda história. Uma história que nasce nos problemas de atualmente e que proporciona pontos de vista ancorados em uma análise de extrema severidade do passado.
Uma das características importantes da história da educação é entender da melhor forma possível a lógica de múltiplas identidades, que se definem memorias e tradições, pertenças e filiações, crenças e solidariedades. À história procura deixar claro este procedimento, para melhor auxiliar as comunidades sendo elas "reais" ou "imaginadas" e ajudar as pessoas a darem uma boa