Historia da pedagogia
1°B
A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX: CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E EMPENHO MUNDIAL DA PEDAGOGIA
Trabalho de Pedagogia, em Historia Geral e da Educação referente ao 2°. Bimestre realizado em 4-06-2013
1- Da Pedagogia às Ciências da Educação um problema em Aberto
“No curso da segunda metade do século XX completou-se definitivamente e se impôs em âmbito mundial uma radical transformação da pedagogia, que redefiniu sua identidade, renovou seus limites e deslocou o seu eixo epistemológico. Da pedagogia passou-se à ciência da educação; de um saber unitário e “fechado” passou-se a um saber plural e aberto; do primado da filosofia passou-se ao das ciências. (...)” (p.595)
“(...) Arnould Clausse lembrou que essa passagem ocorreu por razões não só epistemo-lógicas ligadas às transformações dos saberes, mas também e sobretudo por razões histórico-sociais: com o advento de uma sociedade cada vez mais dinâmica e mais aberta, que reclama a formação de homens sensivelmente novos em relação ao passado; homens-técnicos e homens-abertos capazes de fazer frente Às inovações sociais, culturais e técnicas. Para realizar a formação desses homens é necessário um novo saber pedagógico, mais experimental, mais empírico, mais problemático e aberto à própria evolução. (...)” (p.595-596)
“A pedagogia entrou em crise com o saber unitário ao se tornar cada vez mais tributaria de saberes especializados assumidos como “ciências auxiliares”, mas que, na realidade, reescreveram sua identidade interna, fraccionado-a e disseminando-a em vários setores. O que desaparece é aquele saber ora filosófico, ora científico, que agrega de modo ou pragmático ou normativo as diversas contribuições (científica e/ou filosóficas) coordenando-as de maneira teoricamente coerente: aquele saber dedicado ao problemas da educação que levava o nome de pedagogia. (...)” (p.596)
“(...) Assim, a pedagogia está hoje transcrita em grande