RSMA
Capítulo 1 – Ecossistemas
Esta atividade é importante para que você identifique os serviços ambientais disponíveis no dia-a-dia e a importância da biodiversidade presente nos
Ecossistemas, que de forma interligada oferece um ambiente favorável à vida humana. Para realizá-la execute os passos a seguir:
Passo 1 - Leia os textos indicados.
Texto 1: matéria publicada no jornal “O Estado de São Paulo” (1995), que descreve a clara intervenção do hom em nos ecossistemas promovendo o desequilíbrio da biodiversidade.
“Planeta perde 70 espécies de vida por dia”
“O Estado de São Paulo”, domingo, 17 de dezembro de 1995.
Biólogos alertam para destruição sem precedentes nos últimos 50 milhões de anos
DER SPIEGEL
Era uma vez a Trilidea adamsi, uma bela flor na selva neozelandesa, com formato de tubos vermelhos e frutas cor de fogo. É possível que nessa flor existisse uma substância capaz de curar a AIDS, o câncer ou uma dermatite qualquer. Mas ninguém sabe rá ao certo. Em 1954, floresceu o último exemplar da espécie.
A flor sumiu aos poucos. A princípio, ocorreu uma diminuição do seu espaço vital. Os moradores nativos e os imigrantes europeus destruíram as florestas.
Com o desaparecimento das árvores, sumir am também os pássaros que se encarregavam de espalhar as sementes. Finalmente, as plantas foram atacadas por uma raposa que os ingleses trouxeram da Austrália.
A morte desta flor neozelandesa foi o ato final de um drama que está se repetindo em milhares de outros lugares. Está ocorrendo uma mortandade em massa de espécies, sem precedentes nos últimos 50 milhões de anos: por hora morrem três espécies, calcula o biólogo evolucionista Edward Wilson. São mais de 70 espécies por dia, 27 mil por ano. Cada espéci e representa um produto único e irrecuperável da vida, desenvolvido no decorrer de milênios.
Cerca de 25% das espécies estão ameaçadas de morte nos próximos 25 anos, segundo pesquisadores do Nacional