o multímetro
Essa ferramenta é capaz de medir:
• Corrente elétrica (contínua e alternada) – função amperímetro
• Tensão elétrica (contínua e alternada) – função voltímetro
• Resistência elétrica - função ohmímetro
• Capacitância
• Frequência de sinais alternados
• Temperatura
• Entre outros
A definição sobre qual medição será realizada, acontece por uma chave rotativa que seleciona a função a ser realizada.
Existem dois tipos de multímetros, os analógicos e os digitais.
Multímetros analógicos – Baseados nos Galvanômetros, cuja verificação da leitura acontece por meio de força eletromagnética em seu ponteiro.
Multímetros Digitais - Composto por um componente eletrônico versátil, chamado de amplificador operacional.
Tem como base, uma alta resistência de entrada capaz de mudar o ganho de tensão, corrente ou resistências elétrica.
Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM - digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital.
O modelo com mostrador digital funciona convertendo a corrente elétrica em sinais digitais através de circuitos denominados conversores analogo-digitais. Esses circuitos comparam a corrente a medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vão sendo contados digitalmente até que se igualem, quando o resultado então é mostrado em números ou transferidos para um computador pessoal. Várias escalas divisoras de tensão, corrente, resistência e outras são possíveis.
O mostrador análógico funciona com base no galvanômetro, instrumento composto basicamente por uma bobina elétrica montada em um anel em volta de um imã. O anel munido de eixo e ponteiro pode rotacionar sobre o imã. Uma pequena mola espiral - como as dos relógios -