Historia A Modelo Ateniense
A Pólis era o modelo das antigas cidades gregas.
O Mundo Helénico era constituído por pequenas Pólis. Pólis é uma designação atribuída às antigas Cidades-Estado na Grécia; refere uma comunidade de política organizada, composta por um aglomerado urbano, abrangendo toda a vida política de um pequeno território com governo e leis próprias.
A Pólis era dividida em duas partes a Ágora (praça pública) e a Acrópole (zona alta da cidade).
A Democracia Ateniense:
A Democracia Ateniense era formada com a participação dos cidadãos atenienses – Lei Direta.
Inicialmente só os ricos participavam. Só quando foi implementada a Mistoforia os cidadãos mais pobres participavam mais na vida política.
A igualdade e o acesso aos cargos políticos era o direito de todos os cidadãos. Todos tinham as suas opiniões. A Democracia Antiga continha já dois aspetos que chegaram aos nossos dias: o conceito da maioria e da igualdade perante a lei.
Péricles também obteve um papel importante na democracia ateniense pois:
Os cidadãos em Atenas eram os homens livres, filhos legítimos de pai e mãe ateniense, pertencente ao demos, maiores de idade, com serviço militar cumpridos (correspondiam a 10% da população);
A Democracia Ateniense era uma Democracia Imperfeita pois apesar de muito moderna para a altura, os metecos, os escravos e as mulheres não eram considerados cidadãos.
As grandes Manifestações Cívico-Religiosas
A Religião Grega era politeísta, marcada pelo caráter humanizante.
Os seus Deuses tinham caraterísticas humanas que a arte e a religião retratavam, nas suas virtudes e defeitos.
As Panateneias destinavam-se a celebrar o