O que eu devo fazer?
STANLEY BRUNO SILVA DE SOUSA
A DEMOCRACIA DENTRO DA SOCIEDADE ATENIENSE
TERESINA
2013
STANLEY BRUNO SILVA DE SOUSA
A DEMOCRACIA DENTRO DA SOCIEDADE ATENIENSE
Trabalho de Graduação Interdisciplinar (TGI) apresentado ao Centro Universítario UNINOVAFAPI como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Prática Interdisciplinar I, do Curso de Bacharelado em Direito, sob a orientação do professor Paulo Alves da Silva Paiva.
TERESINA
2013
A DEMOCRACIA DENTRO DA SOCIEDADE ATENIENSE
Stanley Bruno Silva de Sousa*
RESUMO
O presente trabalho trata de como era Atenas antes e depois da democracia. Antes da democracia, Atenas foi governada por um rei (monarquia) e pelos povos da elite (oligarquia), tais formas de governo geraram conflitos internos entre os eupátridas e os demiurgos provocando a nomeação de legisladores e abrindo espaço para tirania. Com a implantação da democracia, o povo passou a possuir o direito na participação política na sociedade, exercendo a função de cidadão. No decorrer do trabalho veremos mais profundamente como funcionava esse regime democrático dentro da sociedade ateniense.
PALAVRAS-CHAVE: Democracia. Cidadania. Direito político.
1 INTRODUÇÃO
No século V a.C. o poder político ateniense era controlado por uma elite aristocrática detentora das terras férteis de Atenas: os eupátridas ou “bem nascidos”. Nesse meio tempo, uma nascente classe poderosa de comerciantes, os demiurgos, exigia participação nos processos decisórios da vida política ateniense. A partir desse período, os Eupátridas tentando encontrar uma solução pacífica para o conflito social e político que Atenas se achava, nomearam legisladores incumbidos de realizar reformas. Naquela época, os demiurgos não podiam participar do âmbito político de Atenas.
Os gregos foram os primeiros a criar um